Parafraseando não sei o quê!

Estas são algumas das frases e informações que ouvimos diariamente como citações bíblicas, mas que não possuem apoio nenhum nos textos da Bíblia.  São mencionadas por pregadores em todo o mundo e em todas as denominações, porém, só é encontrada base para tais conclusões no imaginário popular e, em algumas vezes, na má interpretação bíblica. Por isto, neste momento, façamos como os Bereianos e verifiquemos as Escrituras para ver se as coisas são, de fato, assim (At 17:11):


     1- Cabeça vazia é oficina do diabo.
2- Mil chegará, dois mil não passará.
3- Faça sua parte, que eu te ajudarei.
4- Jonas foi engolido por uma BALEIA.

      O texto diz: “Deparou o SENHOR um GRANDE PEIXE para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do PEIXE.” (Jn 1:17)


5- Jesus foi visitado por TRÊS reis magos.

      Os textos dizem: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram UNS magos do Oriente a Jerusalém.” (Mt 2:1); que entregaram ao menino Jesus as suas ofertas: ouro, incenso e mirra. (Mt 2:11)
      
6- O fruto que Eva e Adão comeram era uma MAÇÃ.

      O texto afirma: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do FRUTO e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” Gn 3:6


7- Nenhuma folha cai da árvore, sem que Deus não permita.

       O Versículo diz: “Não se vendem dois pardais por um asse? E NENHUM DELES CAIRÁ EM TERRA SEM O CONSENTIMENTO DE VOSSO PAI.” (Mt 10:29)


8- Os anjos queriam pregar em nosso lugar.

      O verso diz: “A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as cousas que, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que ANJOS ANELAM PERSCRUTAR.” (1 Pe 1:12)


9- O batismo era praticado por imersão.
10- Deus odeia o pecado, mas ama o pecador.
11- Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos.
12- Dalila cortou os cabelos de Sansão.

       O texto afirma: “Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um HOMEM, MANDOU RAPAR-LHE AS SETE TRANÇAS DA CABEÇA; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.” (Jz 16:19)


13- O homem foi feito do barro.

      O texto diz: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do PÓ DA TERRA e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gn 2:7)

      14- Deus escreve certo por linhas tortas.
 15- Quem canta, seus males espanta.
      16- Dize-me com quem tu andas que eu te direi quem tu és.
      17- Deus tarda, mas não falha.
      18- A voz do povo é a voz de Deus.
      19-   Deus odeia o divórcio.

      O verso diz claramente: “Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que ODEIA O REPÚDIO (não é divórcio) e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.” (Ml 2:16)

      20-   Jacó demorou 14 anos para casar-se com Raquel.

      O Texto diz: “Decorrida a semana desta, DAR-TE-EMOS TAMBÉM A OUTRA, pelo trabalho de mais sete anos que AINDA me servirás. Concordou Jacó, e se passou a semana desta; ENTÃO, LABÃO LHE DEU POR MULHER RAQUEL, SUA FILHA.” (Gn 29:27-28)

      21-   Noé levou somente um par de cada animal para a arca.

       O texto posterior explicita claramente: “De todo animal limpo levarás contigo SETE PARES: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, UM PAR: o macho e sua fêmea.” (Gn 7:2)

      22-   O dinheiro é a raiz de todos os males.

      O versículo diz: “Porque o AMOR DO DINHEIRO é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Tm 6:10)

      23-   O cair é do homem, mas o levantar é de Deus.


24-  Examinais a Escritura (como ordem no modo imperativo).


             O versículo diz: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (Jo5:39)


   Obs.: o verbo "examinar" no início do versículo está no modo indicativo, ou seja, Jesus apenas está indicando que os judeus examinavam as Escrituras, porque eles julgavam existir nelas a vida eterna, e, de fato, existia, pois era o próprio Jesus. Portanto, o verso em questão não é uma ordem de Jesus para que examinemos as Escrituras.

7 comentários:

  1. Bom caros leitores deste blog abençoador, como disse o marlon logo no inicio, façamos como os bereianos, antes de sitarmos algo vamos ate a biblia para conferir! muitas pessoas dizem tbm:"Buscai em primeiro lugar o reino dos céus e todas as coisas nos serão acrescentadas". essa frase é muito usada pelos pregadores de prosperidades por ai! mais leiam o verdadeiro texto Mateus 6-25:34! Jesus disse no versiculo 33 "..e todas ESTAS coisas vos serão acrescetandas!"e que coisas seriam?? versiculo 25 e 31 ( comida, água, vestimento) então não ta aqui falando de carro zero, casa luxuosa, milhões na conta nada disso, Jesus ta falando do nescessario para o nosso sobreviver. leiam também depois Apocalipse 22:18-20! diz assim: " Eu a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro testifico: se alguem lhes fizer qualquer acréscimo Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro, e se alguem tirar coisa das palavras do livro desta profecia Deus tirara a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." tomemos cuidado ao falar da palavra de DEUS, para não falarmos segundo o que achamos mais sim segundo o que está escrito! DEUS abençoe a cada leitor!!! grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Foi o Presb.Eudes que te ensinou esta ai de MAteus né?!
    To perguntando, mas tenho certeza!
    kkkkkkk
    Abraços Lucas!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkk foi ele mesmokkkkk uma figura aquele eudes! grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amados!!

    Algumas citações acima não alteram o princípio ensinado e portanto não é de tanta relevância quanto a outros, como o exemplo dado pelo irmão Lucas.

    A afirmação: "Nenhuma folha cai da árvore, sem que Deus não permita." Está errada? Não se poder dizer que esta na Bíblia, porém o princípio esta correto.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que: "Algumas citações acima não alteram o princípio ensinado...". No entanto, quando são ditas como citações bíblicas, não seria isto um adultério da palavra de Deus. Por que elas não são citadas apenas como frases seculares ou provérbios? Porque precisam da autoridade bíblica para serem acreditadas e pra levarem o crédito que os seus citadores pretendem. Este é o problema da questão. Não é a informação em si. É como ela é manipulada. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. bom as citações podem não mudar mesmo o que a biblia ensina mais muitas mudam sim! e dizer que aquelas citações são biblicas é uma eresia! e no exemplo que eu dei, muitos "pastores" usam este versiculo para atrair membros pra suas "igrejas", e isto é um assunto importantissimo pois estamos falando da palavra de DEUS não é qualquer livrinho que fazem por ai não ok? DEUS nos abençoe

    ResponderExcluir