POR QUE "CASA BEREIA"

Quem nunca ouviu falar dos bereianos? Bereia era uma cidade romana dos tempos bíblicos, mas que em 1912 foi incorporada à Grécia, sendo atualmente conhecida como Véria. A popularidade de Bereia entre os cristãos de todo o mundo foi tecida a partir de um cenário bastante honorífico. E qualquer um pode constatar o porquê de tão preciosa honra.

No livro de Atos dos Apóstolos, em seu capítulo 17, nos versos de 10 ao 13, é narrado por Lucas que os judeus bereianos receberam o Evangelho como toda a avidez, e que foram considerados mais nobres que os de Tessalônica, pois examinavam diariamente as Escrituras, a fim de confirmarem se a pregação de Paulo e Silas era coerente com o texto sagrado.

Neste caminho de crítica textual e de comparação entre o que está escrito e o que é dito que está escrito, este blog percorrerá o seu propósito. "CASA BEREIA" é um lar virtual para aqueles que desejam ter chão e teto com credibilidade bíblica, compromisso com o espírito do texto, responsabilidade para com as variáveis históricas e reflexão sobre a validade contemporânea de determinados princípios contextuais. 

Aqui será colocado face a face TEOLOGIA com ESCRITURA, SERMÕES com ESCRITURA, FILOSOFIA com ESCRITURA e por fim: ESCRITURA COM ESCRITURA. O único espaço para deduções extrabíblicas se dará quando a própria Bíblia não se posicionar a respeito. Neste momento, entrará em vigor propostas que só o Espírito testifica com o nosso espírito por meio da consciência do Evangelho.

Esta é a CASA BEREIA. E você? Quer ser um bereiano? Quer ter capacidade para julgar todas as exposições bíblicas e reter o que é bom? Acompanhe e faça parte deste site. Aqui, será concedido a todos os leitores maturidade e imparcialidade para discernir o texto bíblico. Este blog é contra qualquer tipo de sensacionalismo, polemicidade proposital, tendenciosidade partidária ou quaisquer outras influências desta estirpe.


Sobretudo, importa saber que, para mim, Sapientiam Autem Non Vincit Malitia, isto é, "A malícia nada pode contra a sabedoria". Isto significa que mesmo diante de qualquer má-fé por parte de instituições cristãs, pastores evangélicos, teólogos de qualquer partido ou intérpretes da bíblia, a sabedoria, enquanto aplicação ímpar do conhecimento, jamais poderá ser vencida ou sucumbida por interesses subjetivos da alma. Assim sendo, basta-nos os textos e os fatos abstraídos deles.