O QUE, AFINAL, É SER UM TEÓLOGO LIBERAL?


É nitidamente perceptível como tem se enveredado, por entre as capelas protestantes, a persistente atribuição de uma alcunha pejorativíssima àqueles que se fincam em cosmovisões mais flexíveis sobre os objetos de fé cristãos. A coisa está do seguinte modo: se alguém se ergue da rigidez petrificante de sua estrutura eclesiástica e se dispõe a propor, sob a égide da livre interpretação, um novo horizonte a respeito de dogmas, ritos e tabus acimentados na idiossincrasia histórico-cristã convencional, então, pronto: o sujeito é um liberal e “não se fala mais nisto”.

Se, portanto, tua teologia não é exatamente a consubstanciada na Reforma, és um liberal; se, ainda que verossímeis, tuas ideias são tão impopulares quanto desafiadoras, és um liberal; se questionas, provocas ou sacodes as doutrinas consideradas “indebatíveis, concretas e irremovíveis”, i’m sorry my friend, tu és um liberal no sentido mais pós-moderno do termo – e ponto final.

Ocorre, no entanto, e justamente por haver uma troca sutil do conceito oficial pelo pós-moderno, um grave disparate semântico neste ultraje que tanto tem tomado fôlego nas catedrais tradicionalistas: o fato dos conservadores atuais se apoderarem de um vocábulo exclusivo de um instante teológico pretérito, emprestando-lhe um significado contemporâneo estranho às variáveis que levaram os conservadores passados a costurarem sua definição original, desvencilha a relevância histórica do termo de seu emprego adequado, permitindo que os leigos mais oligofrênicos maritaqueiem cada vez mais a estupidez de que tudo, exceto o que ecoa da garganta de seus pastores, é liberalismo.

Mas insisto que esta taxação frenética dos quadrados “guardiões da sã doutrina” está viciada e tende a bipolarizar o confronto teológico inteiro, concebendo-o entre eles, os mocinhos ortodoxos que preservam as verdades bíblicas em seus castelos de marfim, e a facção dos teólogos restantes, os vilões libertinos que maquinam a relativização e reinterpretação subversiva dos preceitos cristãos. Por estas e não por outras razões, presto-me aqui, a partir deste instante, a responder com, acuracidade técnica, o que, afinal, foi ser um teólogo liberal?

Participar do liberalismo teológico, a rigor, consistiu em negar, sobretudo, a paranormalidade e a mística do texto bíblico, pulverizando, por exemplo, a compreensão da literalidade de Adão e Eva e do evento da queda, além da factualidade das ocorrências sobrenaturais do Velho Testamento, suas teofanias, bem como os milagres dos Evangelhos, o nascimento virginal e a ressurreição, ascensão e segunda vinda de Cristo. Tal corrente, portanto, se ocupava de garimpar o conteúdo das Escrituras a fim de identificar e superestimar seu ouro historiográfico, tangível e experimentável, desprezando, por outro lado, seu teor espiritual, metafísico e transcendente.

Somadas a esta posição categoricamente materialista, entrava na dança ideias que repudiavam absolutos como o de que “só Cristo salva” ou mesmo o de que “a Bíblia é a revelação de Deus.” O livro “A busca do Jesus histórico” de Albert Schweitzer, publicado em 1906, é a obra que, pelo substrato de seu título, mais protagoniza a ideologia-mãe da escola teológica de pensamento liberal, ou seja, a descaracterização do Jesus da religião e de todos os adornos espiritualistas que o cristianismo costurou para o orbitar. O liberalismo de Schleiermecher, Ritschl e Troeschl (seus personagens pivotais) teve como seu precedente e maior trampolim o próprio Iluminismo, e agasalhou, concomitante e antagonicamente, o racionalismo de Descartes, Spinoza e Leibniz, e o empirismo de Locke, Berkeley e Hume.

Podemos asseverar, portanto, sem aquela educaçãozinha covarde do “politicamente correto”, que os liberais do século XVIII foram hereges no sentido mais gritante da palavra, porém não porque discordaram das interpretações bíblicas mais clássicas de sua geração, mas sim porque divergiram ativamente das postulações autoexplicativas, ultraevidentes e arquimilenares que preenchem a textualidade das Escrituras e que, por convenção espontânea, integram a redação do Credo Apostólico miniconfissão dos “apóstolos” que foi reiterada pelos movimentos cristãos protagonistas dos milênios que até aqui se arrastaram.

Aliás, a verdadeira abstração de “heresia” que deveria invadir o vernáculo eclesiástico de todos os tempos é precisamente a desta concepção, isto é, heresia é o que destoa dos itens que alcançaram um nível exato de inquestionabilidade tal como supracitado e não aquilo que diverge de todos os elementos que o establishment cristão de uma seção da história julga como inalienáveis. Degusto, a este respeito, um dos ditos do teólogo luterano alemão Peter Meiderlin: “No essencial: unidade; nas demais coisas: liberdade; e acima de tudo: caridade.”

São, para tanto, interpretações de segunda importância (“as demais coisas” de que Peter fala) aquelas matérias que não foram trabalhadas minimamente por Cristo ou que não tiveram a devida atenção dos apóstolos ou que, na hipótese de terem sido razoavelmente exploradas, não produziram a clareza necessária para uma leitura investigativa futura – como é esta da qual somos reféns. Sobre tais análises, pesa, antes de tudo, a doutrina-primeira do “livre exame”, ideal tão cobiçado pelos reformadores e, ao mesmo tempo, tão retrocedido pelos seus epígonos.

Destarte, sugerir que uma senhora periodicamente espancada por seu marido se divorcie, ancorando-se não na teologia verbal de Jesus, mas em sua maior lição gestual, que é aquela que nos ensina que a vida vale mais do que qualquer princípio hermético, não é ser liberal; afirmar que a Bíblia é um livro divino com sotaque humano e que, perscrutando-a tecnicamente, percebe-se que Deus permitiu que ela carregasse resquícios da falibilidade de seus porta-vozes, não é ser liberal; insistir que o ideal do dízimo e sua referência caducaram peremptoriamente no advento da Nova Aliança e que agora a relação dinheiro-igreja deve ser comandada pelo resultado do choque entre possibilidade e generosidade, não é ser liberal; assumir, sobretudo, que igreja não é templo, que pastor não é sacerdote, que o domingo não substitui o sábado e que beber, dançar e jogar não constituem nenhum mal em si, não é – eu posso lhe assegurar – ser um liberal.


Contudo, sim, existem liberais hoje como à moda antiga e, a meu ver, todos devem ser encarados com o olhar desaprovador que merecem, sem prejuízo, é óbvio, de serem desacreditados publicamente. E se alguém se atrever, um dia, a me perguntar se sou conservador, saiba que minha resposta será sempre positiva, desde que a noção deste rótulo não consista em manter intocáveis tudo aquilo que a igreja pensa hoje, mas sim em fazer isto com o que ela, em suas épocas mais áureas e à vista de seus teólogos mais brilhantes, pensou de comum acordo.

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