Doutrinolatria

Sou Presbiteriano, e portanto, falo de dentro: se por um lado, há idolatria às imagens de barro e de ouro em forma de santos no Catolicismo, por outro, há adoração à “sã” doutrina por parte dos evangélicos reformados que repudiam essa primeira veneração. E se de um ponto de vista, existem cultos organizados e dirigidos por heresias da mente no universo neopentecostal, da vista de outro ponto, se cultua no meio tradicional as doutrinas que condenam estas apostasias. Entretanto, não sou presbiterianista, e por isto, estou fora dessa.
O contexto construtivo da linha de raciocínio Calvinista é de fato fascinante. Sua volta marcante à “Sola Scriptura” (Só Escritura) mexe com qualquer espírito patriota-celestial que queira seguir à risca os preceitos e princípios divinos. Todavia, tal esforço de retorno não pode transformar a singularidade de adoração a Deus em um “dobrar de joelhos” diante destes fundamentos ou perante o seu resgatador. Mas acontece o oposto: celebram com cultos (cultuam?) o nascimento e a morte de João Calvino (João ninguém perante Deus) e até estátua erigem em seu nome (lembra-se dos santos?).
Assim, confundir Deus com este conjunto de interpretações humanas a respeito Dele, tornou-se marca vigente de qualquer reformado desinformado que se preze. Daí, reuniram o material vetero e neotestamentário, e estabeleceram a “Confissão de Fé de Westminster”; depois, sistematizaram a narração do Novo Testamento e criaram a “Constituição da IPB”. Bem! Tal propósito não é negativo, de forma alguma o é. Entrementes, o valor que se dá a tais livretos é equivocado e displicente: uma inversão de valores. Deus doutrina, porém não é doutrina; Deus não é sistema e nem sistematiza nada (Isto é coisa de homem, de homem cristão).
Já testemunhei irmãos de Igreja dizerem: Eu amo a nossa doutrina. Então me pareceu que Jesus estivesse ensinado: “ame o batismo infantil como a ti mesmo” ou “toma o seu dízimo e siga-me” e até “Ide por todo mundo e pregai a predestinação a toda criatura”. Estes pensamentos, mesmo que no Tártaro do silêncio, são mais comuns do que se imagina. E foi através deles que a pregação do Evangelho tornou-se a teologia sistemática e que as reuniões dos discípulos se transformaram no Sinédrio Evangélico, onde se lê diariamente: "Pela doutrina sois salvos, mediante a sua confissão de fé, e isto vêm de vós, e não de Deus" (Ef 2:8).
Diante destes fatos, da inequilibrada essência de todos os homens e da imperfeição de suas instituições, posso afirmar com toda a sensatez: a IPB  prega explicitamente a infalibilidade das Escrituras, mas infeliz e implicitamente prega a infalibilidade de sua interpretação das mesmas. Mesmo assim, é preciso dizer ainda que toda denominação que se autodenomina “evangélica”, tem suas virtudes e mazelas. E portanto, nós não somos diferentes, aliás nem um pouco, pois cumprimos este requisito. Por isto, precisamos sanar esta falha comportamental de nortear os nossos louvores às diretrizes doutrinárias, e voltar a um outro não menos importante pilar da Reforma: “Soli Deo Gloria”, ou seja, só a Deus glória.

2 comentários:

  1. Bem, primeiramente parabenizo pelo conteúdo textual muito bem elaborado.
    Mas não pude deixar de salientar sobre o CATOLICISMO e a consequente adoração à santos. Sou Católica e, desde sempre convivo com esse olhar espectador a respeito dos preceitos e dogmas católicos. Pois bem, não podia deixar de discorrer aqui a respeito de tal polêmica. Nós CATÓLICOS não adoramos imagens, a imagem é apenas uma representação daqueles que um dia deram suas vidas em prol do reino de DEUS, não os idolatramos, apenas procuramos reconhecer e seguir ao menos o mínimo dos exemplos dessas pessoas que por atos nobres deixaram uma herança de adoração a Deus.
    Ainda a respeito do texto, penso que toda crítica é válida e possibilita mudanças positivas na sociedade. Mas imagino que cada um possui sua forma de buscar e de enxergar DEUS, não cabendo a nós pobres humanos pecadores e imperfeitos, impor a estes regras e fórmulas certas ou erradas de acreditar ou de simplesmente ter fé.
    Deus conhece o subjetivo de todos seus filhos e, por mais imperfeitos que sejam, os AMA mesmo assim!

    Abraços,
    Priscila Vieira.

    ResponderExcluir
  2. Texto para mim de fundamental importancia, achei algo muito interessante quando disse: "Deus doutrina, porém não é doutrina; Deus não é sistema e nem sistematiza nada (Isto é coisa de homem, de homem cristão" os cristãos muitas vezes ao inves de irem para a biblia para preparar seus sermões buscam a confissão de fé, breve catecismo, catecismo maior e menor, pregam sermões muito tecnico, por isso não temos visto a igreja crescer espiritualmente, não tem fervorozidade da parte de tais pregadores. Nós devemos orar mais pelos nossos pregadores para que também busquem a biblia não só como fonte de sermão mais para a própria edficação e também a da sua igreja! e com todo o respeito a Priscila Mara, ao comentar que não adoram as imagens, mais eu já vi pela tv e todos nós sabemos que os catolicos rezam que Maria interceda por vocês(Santa Maria Mãe de Deus,
    rogai por nós os pecadores,
    agora e na hora da nossa morte), isso é idolatria pois a palavra de DEUS diz que: há um só mediador entre DEUS e os homems Cristo Jesus.(1º Timóteo 2:5) DEUS abençoe a cada leitor deste blog! amém

    ResponderExcluir