Olhos de Deus, óculos da religião

A poucas semanas, uma situação que eu observara, me fez refletir sobre a religiosidade inconsequente e desmotivada de algumas instituições religiosas.

Era tarde na tarde e o Sol já se punha, quando o pai na varanda, viu seu filho aproximar-se do portão. Então perguntou o velho na cadeira:

_Olá meu garoto, já é quase noite, aonde seus pés te levaram durante todo este dia?

O rapaz, sem muitas delongas, respondeu já entrando pela porta:

_Você não vai gostar de saber!

De repente, o pai levantou-se de seu aconchego e foi atrás de seu filho ferozmente, dizendo:

_ Parado aí! Você é maior de idade, eu sei! Mas em quanto viver debaixo deste teto, você deve satisfações a mim.

Daí o filho virou-se cabisbaixo, e querendo retratar-se, falou:

_Desculpe meu pai, não foi por rebeldia que entrei assim, mas só queria te poupar de se decepcionar e a mim de me machucar com seus julgamentos.

O homem ainda sem calma, indagou curioso:

_Mas me de decepcionar com o quê? O que você fez de tão errado assim?

O jovem sem medo e sem culpa, disse a seu pai firmemente:

_Não creio que fiz algo de errado, mas sei que o Senhor e a Igreja a qual frequenta, vão me repudiar muito pelo que fiz...uma tatuagem!

Então o pai,  em um surto de raiva e aumentando o tom de voz, despejou todos os seus argumentos:

_O quê? Você enlouqueceu? Você se esqueceu da educação que te dei? Você não se lembra que nasceu em uma Igreja e que desde pequeno aprendeu que isto é uma arte diabólica, do mundo e que seu corpo é exclusivamente para glorificar a Deus...? (1 Co 6:20)

O rapaz deu um breve sorriso e olhando para o seu pai, respondeu:

_Eu sei, eu sempre soube que meu corpo é para glorificar a Deus, mas o que eu não sabia era como fazer isto. Mas descobri e é por isto que fiz esta tatuagem. Escrevi um versículo em meu braço, e agora qualquer um pode enxergar a palavra de Deus em mim...

O homem boquiaberto com a situação, arregalou os olhos, olhou para baixo e com a mão no rosto, parou por um instante...

Afastou-se um pouco em sentou-se em uma cadeira de sua sala. Seu filho continuou seu caminho para o seu quarto...

Depois de alguns minutos de reflexão, o pai pensando muito no que acreditava e porque acreditava, se convenceu de sua ignorância e agora orgulhoso da conclusão do filho, foi a seu quarto, bateu em sua porta e no abrir sereno do menino, pronunciou as seguintes palavras:

_Eu é que te peço desculpas meu garoto, eu nunca pensei que alguém poderia glorificar a Deus assim, desta forma...Mas agora reconheço que realmente estive mergulhado e cego às proibições da minha religião, sem enxergar ao redor de mim mesmo...Deixe-me ver seu braço. Qual versículo você escreveu nele?

Então, o filho satisfeito da atitude de seu pai, respondeu:

“...porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração." (1 Sm 16:7)

2 comentários:

  1. Só para lembrar, de antemão já advirto: em momento nenhum, eu afirmei no texto a minha opinião sobre tatuagem: se acho certo ou errado. Até porque a tipologia textual a qual eu recorro nesta redação não é dissertativa, mas sim narrativa, e portanto só narro o fato, mas não o defendo nem o ataco. Minha intenção é apenas que os leitores pensem no assunto e não estabeleçam para si mesmos antes deste pensamento, jugos desnecessários e anti-bíblicos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Bom então vamos para pra pensar direito. Eu começo com a seguinte pergunta: o que o motiva a fazer uma tatuagem? DEUS??? o mundo??? (bom eu não vou usar o texto de Levítico 19:28). e gostaria também de dizer que DEUS não motiva ninguem a fazer tatuagem porque Ele quer adoradores que adorem ao Pai em espirito e em verdade João 4:23.mais você pode estar pensando mais e se eu fizer como o jovem da historia que escreveu um versiculo biblico e tal as pessoas poderam ver em mim a verdade biblia! lembra-se de quando Paulo escreveu em 1º aos coríntos 11:1 "Sede meus imitadores, como também sou de Cristo."? Paulo não tinha nenhuma tatuagem no corpo para mostrar que ele era cristão mais ele agia de modo que mostrava a verdade e que persuadia as pessoas a Cristo sabe como? Efésios 4:1-2 Ele era uma pessoa humildade,mansa,longanima e suportava todo tipo de pessoa em amor. agora o que adianta eu fazer uma tatuagem de versiculo biblico mais se eu não sou uma pessoa humilde, mansa, longanima, e amo mal mal meus amigos o que vai adiantar minha tatuagem??? somente pro outros me chamarem de hipocrita! Romanos 6:12-14 é um texto maravilhoso. se nos olharmos bem podemos perceber que é um erro fazer tatuagem (leiam esse texto) porque como já disse antes, a tatuagem não é, nunca foi, e nunca sera uma ordem de DEUS mais, uma vontade humana e nós sabemos que como somos totalmente depravados nossa vontade é pecaminosa entao quando Paulo diz: nao reine o pecado em vosso corpo mortal de maneira que obedeçais as suas paixões.. ele quer dizer não faça aquilo que você gosta,mais faça o que você não gosta porque mutias vezes olhamos pras ordens de DEUS com um olhar de "nossa, DEUS quer que eu faça isso?" como por exemplo Mateus 5:38-42. quem de nós daria a outra face quando alguem batesse nosso rosto??? Paulo diz mais "nem ofereceis cada um os membros do seu corpo ao pecado como instrumentos de iniquidade mas oferecei-vos a DEUS como ressuretos dentre os mortos e os vossos membros a DEUS como instrumentos de justiça" já que DEUS não nos deu a ordem de fazer tatuagens sera de onde que provem esse desejo?? o que não provem de DEUS provem do??? ja sabem ne?então se você é uma nova criatura se você nasceu de novo entregue seu corpo como instrumento pra ser usado pra obra de DEUS não pra sua vontade! "todas as coisas me são licitas mais nem todas convêm. todas as coisas mão são licitas maus eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" 1º coríntios 6:12 que você possa sempre se lembra desse versiculo antes de querer fazer qualquer coisa que não seja uma ordem de DEUS pra sua vida!!! DEUS abençoe a cada leitor.

    ResponderExcluir