O que vem primeiro?

Não entendemos para crer. Cremos para entender porque cremos.

9 comentários:

  1. Não entendo como posso crer em algo que não poderei entender.

    ResponderExcluir
  2. Como disse a frase, você irá entender sim, mas somente depois de crer. O problema é querer racionalizar este crer, e muitos que não creêm só o fazem porque pensam que tudo em suas existências precisa ser compreendido e discernido racionalmente.

    ResponderExcluir
  3. Aí é que está. Se você crê em algo não precisará mais entender ou ter provas, porque você já acredita naquilo e nada mudará sua opinião.
    Se você diz que racionalizar é o problema é o mesmo que dizer que temos que parar de pensar para acreditar nisso, e quem não pensa acredita em qualquer coisa que lhe é falado.


    Demorei pra responder, né cara!?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. A fé é um agente supra-racional que não pode ser compreendido por indivíduos alheios a sua ação. Ela não é irracional, pelo contrário, ela está acima da razão (leia os meus textos: "bibliateca" e "anotações de um arquiteto"). E o que a frase quer dizer é que naturalmente depois de crer, o indivíduo agora crente, irá entender porque creu e porque antes não entendia, ou seja, porque não cria. Racionalizar é o problema porque simplismente este fator está acima da razão. Ou você quer entender um suposto mundo que você não vê? Confiar em um suposto Deus que você não enxerga? Mas não será também esta a mesma realidade de outros entes abstratos que existem e ninguém duvida de sua existência? Como: amor, ódio, verdade, mentira, conceito, preconceito e outros milhares que você não os contata visualmente, mas os concebe através de outros sentidos além da visão. Isto sim você entende pela racionalidade. Mas a fé...você não a entende por si só; você crê e a entende por fim. A fé te faz sentir com inteira certeza aquele mundo e aquele Deus, mas não através do cérebro (razão), porém através dela (fé). Simplismente fé.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo a lógica religiosa que você expressou, mas jamais fará algum sentido pra mim. A fé pra mim não está além da razão, apenas fora dela.
    Os homens tem instintos como: amor, ódio, empatia, desejo sexual, e esses todos podemos sentir, acreditando neles ou não.
    Os conceitos da sociedade como: o bonito e o feio, o certo e o errado, foram moldados ao longo do tempo por quem detinha o poder para o tal. E a bíblia influenciou e influencia diretamente em todos os conceitos e leis da sociedade em que vivemos.
    A fé é psicológica e irracional, pois está fora da razão. Quando se tem fé você apenas acredita, não se questiona. E quando algo é mal compreendido todas as perguntas são respondidas com: "É a vontade de Deus", ou, "Deus tem um plano para cada um de nós, e não nos cabe questionar".

    ResponderExcluir
  6. Se a FÉ está fora da RAZÃO, como eu pude expressar uma "LÓGICA RELIGIOSA"? Então comecemos do início. Vamos primeiramente aos postulados racionais e científicos do Cristianismo. Em meu texto "Breves anotações de um arquiteto", demonstro de forma sistemática várias afirmações biblicas-científicas, que foram descobertas pela Ciência séculos depois e comprovadas por ela. Por favor, não argumente que tais afirmações foram acrescentadas na Bíblia após as descobertas, pois qualquer professozinho de história sabe como a Bíblia se manteve em estado de perfeita conservação e segurança durante toda a história. Bem, também temos em nossa galáxia para ser mais específico três coisas indiscutíveis pelos cientistas que só apontam para um criador: construção, organização e beleza. A distância da terra até a Lua e até o Sol, a inclinação da terra, algumas detalhes do corpo humano e muitos outros fatores científicos existem porque só mediante a existência deles pode se ter vida na Terra (não daria pra entrar em pormenores aqui). Porém muitos cientistas estudam o livro de Jó durante toda a sua vida acadêmica, fora os fãs da Bíblia na História como: Issac Newton, Louis Pasteur, Francis Collins (que desvendou o genoma humano e com ele descobriu que a humanidade descende de um só descendente que viveu na Àfrica Oriental) e muitos outros cabeçudos aí. Também, a uniscidade narrativa da Bíblia com seus cerca de 40 escritores, durante 1600 anos de escrita, com uma diferença abrupta de mudança de cultura, lugar, costumes e etc, vai fazer com C.S Lewis (um ex-ateu) afirme com todo o seu bom-senso: "É imposssível que ela seja um livro de homens autores e não somente escritores, é impossível que ela seja um livro de fábulas e fantasias. Eu já li lendas e mitologias, e a Bíblia com toda a certeza não faz parte desta tipologia textual." Enfim, não pra dizer tudo aqui. Porém, penso que sua resitência anti-cristianismo se baseia em seu próprio conceito de Cristianismo. Você disse que cristãos respondem às perguntas sobre "questionamento a Deus" da seguinte maneira: "É a vontade de Deus", ou, "Deus tem um plano para cada um de nós, e não nos cabe questionar". Bem, dos 7 bilhões de pessoas no mundo, 2 bilhões SE DIZEM cristãos. Então não dá para resposabilizar a todos pelas loucuras de alguns. O cristianismo não é a Igreja Católica com sua inquisição, invenções e incoerências durante a história, O cristianismo não é as igrejas pentecostais com os sesus "cai cais", "expulsões de demônios", "linguas estranhas e todo tipo de bagunças da emoção". Estas são apenas vertentes equivocadas dele. Seu agnosticismo tem razão quando olha pra esta displicência de crenças e ideologias que se jugam cristãs. Mas ele (agnosticismo) a perde (razão) quando só olha para ela (displicência) e enxerga nela o todo (Cristianismo).

    ResponderExcluir
  7. Os "falsos" cristãos do mundo me deixam sim irritado, mas eles não tem relação com a minha não crença.
    A bíblia não é um simples livro, pois se fosse não duraria até os dias de hoje. Mas é um livro controverso e confuso, podendo ter diversas interpretações de uma mesma passagem e divergindo diversas vezes os seus próprios ensinamentos. E sobre a bíblia ter sofrido várias alterações durante todos esses anos é certo, só basta saber o quanto essas alterações mudaram as versões originais e isso eu não sou capacitado para discutir.
    Mesmo se fosse comprovada a existência de Deus (o que nunca acontecerá) eu não o seguiria, por vários e vários motivos. Mas isso não tem relação ao assunto postado.

    ResponderExcluir
  8. Bem, penso que assuntos como "Bíblia", "religião", "cristianismo", "Deus" e "Agnosticismo" têm correlação direta e influente com o assunto postado. Todavia, se não é de seu interesse discutir sobre, respeito sua decisão. No entanto, devo o advertir que não só a Bíblia pode ter várias interpretações, mas qualquer informação que se utilize da escita. O escritor, no caso da Bíblia quis dizer e transmitir somente uma coisa, porém a interpretação do leitor é e será sempre diversificada, devido a milhares de fatores que não quero tomar o seu tempo para explicitá-los. Quanto a "divergência de ensinamentos bíblicos" que você citou, desculpe-me, mas não posso deixar de dizer: somente com a Teologia gramático-histórica, que é pura, testada e aprovada se pode responder a estas APARENTES divergências, pois a própria Bíblia ja admite e nos adverte: "...como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais HÁ CERTAS COISAS DIFÍCEIS DE ENTENDER, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras,..." (2 Pedro 3:15-16). No mais é isto meu amigo. Acho que de certa forma já nos entendemos, ou melhor, nos aceitamos em relação a este assunto. Espero te ver na participação em outros textos aqui. Valeu mesmo Dogão!

    ResponderExcluir
  9. bom eu leio a biblia e não tenho visto nada controverso e nem confuso, na verdade o que tenho visto é ela se ligando desde o antigo testamento ate o novo! pois bem eu não duvido que muitas pessoas não entendedam a biblia mesmo nao, porque ela é somente compreendida pelas pessoas que buscam a intimidade com o SENHOR, que é o proprio autor de tao maravilhoso livro! bom eu desafio a você dogão a buscar a comunhão com DEUS para entender as sagradas escrituras, pois se Ele mesmo que inspirou quem escreveu então Ele é a melhor pessoa pra interpretar pra você! 2º Timóteo 3:16 " Toda escritura é inspirada por DEUS e útil para o ensino e para a repreensão, para a correção, para a educação ma justiça." DEUS te abençoe e que Ele possa falar ao teu coração! assiste esse video ae

    http://www.youtube.com/watch?v=x_685R_3MzA&feature=related

    ResponderExcluir